Atores e atrizes se preocupam com avanço da IA no audiovisual, mas apontam demandas mais urgentes

Inteligência Artificial é o assunto de momento. As possibilidades que as ferramentas de IA trazem em termos de otimização do trabalho e aumento da produtividade estão sendo exploradas em diversos segmentos – no audiovisual, não seria diferente. Produtoras – especialmente aquelas especializadas em pós-produção – já testam algumas novas tecnologias que visam reduzir custos, tempo de trabalho e etapas do processo.

Direitos autorais e uso de dados são pontos sensíveis no avanço da inteligência artificial

O segundo painel do Lanterna Film Market, braço de mercado do Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação, realizado na tarde desta quarta-feira, dia 20 de março, teve como tema “Inteligência Artificial: Direitos Autorais e os Desafios do Futuro do Audiovisual”. O bate-papo reuniu Bruno Pedroza, sócio-fundador e head of interactive da Broders e membro fundador do XRBR, e André Belfort, advogado na área de propriedade intelectual. Para introduzir o assunto, Pedroza exibiu um pequeno cur

Max, plataforma de streaming da WBD, é lançada trazendo rebranding e expansão

"Estamos trazendo algumas mudanças e muitas boas notícias. Max é rebranding e expansão. O nome HBO representa prestígio, inovação e conteúdos de alta qualidade para adultos – mas não significava nada específico para crianças. A ideia de mudar de HBO Max para Max é estar hábil a se conectar com mais audiências e ser mais amigável para crianças. A segunda mudança passa por tecnologia. Será uma nova experiência de usuário".

Para executivos da WBD, público latino-americano é apaixonado e altamente engajado

Segundo executivos da WBD, a mudança para Max traz ao assinante uma maior oferta de conteúdos, com produções de todas as marcas do grupo, tais como Discovery, HBO, Cartoon Network, Discovery Kids, DC e Warner Bros. Pictures, entre outras – são 37.000 horas disponíveis já no lançamento -; além de uma experiência para o usuário mais robusta e melhorada, que inclui ferramentas de recomendação mais elaboradas e novas possibilidades de personalização.

Paramount+ faz "limpa" e retira grande parte das produções originais nacionais do seu catálogo

Sem qualquer aviso prévio aos assinantes, o Paramount+ fez uma verdadeira limpa em seu catálogo – especialmente de produções originais nacionais. Títulos lançados há relativamente pouco tempo e que, na época de suas estreias, foram divulgados como grandes apostas da plataforma, simplesmente não estão mais disponíveis. Entre eles, estão o reality "Drag Race Brasil", lançado em agosto de 2023; a série infantil "Marcelo, Marmelo, Martelo", de julho de 2023; e o longa de comédia "Escola de Quebrada".

Para o setor, cota de tela para filmes nacionais no cinema cria ambiente mais adequado de concorrência

O ano de 2024 começou com boas notícias para o setor audiovisual. Já neste mês de janeiro, o presidente Lula sancionou sem vetos o PL nº 5.497/19 da Câmara, que recria as cotas de exibição de filmes nacionais nas salas de cinema e prorroga o mecanismo até 31 de dezembro de 2033. Lula também sancionou, sem vetos, o PL nº 3.696/23 do Senado, que dispõe sobre a prorrogação das cotas de programação nacional na TV por assinatura, que passam a valer até 31 de dezembro de 2038.

Renovação das cotas na TV paga anima produtores, mas demora na regulação do streaming preocupa

No último dia 15 de janeiro, o presidente Lula sancionou, sem vetos, o PL nº 3.696/23 do Senado, que dispõe sobre a prorrogação das cotas de programação nacional na TV por assinatura e que especifica ações para a Ancine no combate à pirataria. As cotas previstas na Lei 12.485/2011 passam a valer até 31 de dezembro de 2038 nos termos dos artigos 16 a 23, que determinam tempo mínimo de exibição de conteúdo nacional, sobretudo os produzidos por produtoras independentes.

Cinco tendências para o mercado de streaming em 2024

O ano de 2024 já começou com novidades recém-anunciadas para o segmento de streaming, como os planos da Claro tv+ que passam a contar com assinatura Netflix inclusa. Além disso, outras mudanças para o segmento foram apresentadas em 2023 e, agora, tomarão forma, como a unificação das plataformas da The Walt Disney Company, Star+ e Disney+, e a chegada da MAX ao Brasil, plataforma única da Warner Bros. Discovery – grupo que, atualmente, conta com dois serviços: HBO Max e discovery+.

"Minha Irmã e Eu" e "Mamonas Assassinas: O Filme" sinalizam retomada do cinema nacional

As últimas semanas de dezembro e as primeiras de janeiro são tradicionalmente promissoras para o cinema nacional. Historicamente, títulos brasileiros lançados no período conquistaram bons resultados de bilheteria – um dos principais exemplos é "Minha Mãe é Uma Peça 3", com Paulo Gustavo, que estreou em 26 de dezembro de 2019 e se tornou a maior bilheteria da história do cinema brasileiro: o longa arrecadou mais de R$ 143 milhões e ultrapassou os 9 milhões de espectadores.

Produção e distribuição independentes defendem a criação de um marco legal do audiovisual no Brasil

No novo episódio do “Tela Viva em Foco”, programa do canal do YouTube da TELA VIVA, conselheiros do 9º CBCa – Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual falaram sobre a proposta do homenageado da edição, o cineasta Luiz Carlos Barreto, o Barretão, de que seja criado um marco legal do audiovisual no Brasil, isto é, uma consolidação das leis do audiovisual.

Regulação do streaming garantiria princípios básicos para a cadeia audiovisual como um todo

O último “Tela Viva em Foco” do ano, programa do canal do YouTube da TELA VIVA, reuniu conselheiros do 9º CBCa – Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual para fazer um balanço do evento e das conclusões alcançadas. Após o encontro, as entidades participantes divulgaram uma carta aberta com alguns dos pontos principais abordados, sendo a regulação do VOD o principal deles.

Porta dos Fundos desapega das esquetes e adota nova estratégia editorial

“Expansão e descoberta são as palavras que capturam a essência do que foi o ano de 2023 pra gente”, definiu Thiago Lopes, CEO do Porta dos Fundos, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. No cargo desde o último mês de abril, Lopes afirmou que o grupo tem focado em expansão editorial, ampliando os olhares criativos e de negócios para além das produções de esquetes que posicionaram o coletivo de humor para o mundo, lançaram oficialmente a empresa e criaram a reputação do Porta.

Conselho deve priorizar VoD, difusão, público e preservação, apontam indicadas

O novo Conselho Superior de Cinema ainda não foi oficializado pelo Ministério da Cultura por meio de portaria, mas a expectativa é que isso aconteça ainda esta semana. No entanto, os nomes da composição e dos suplentes – pela primeira vez com o mesmo número de homens e mulheres, além de representantes de todas as regiões do país – já foram revelados. TELA VIVA ouviu alguns dos novos membros a respeito das pautas mais urgentes a serem tratadas no âmbito do CSC e as expectativas para esse momento.

Nova realidade das programadoras demanda parcerias estratégicas e monetização do conteúdo ao longo da cadeia

Programadoras e canais se reuniram no PAY-TV FORUM 2023 nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, para debater suas estratégias na nova realidade de TV – realidade esta marcada já há alguns anos especialmente pela diversificação nas maneiras de distribuição dos conteúdos. É unânime entre os participantes do painel a importância da consolidação de parcerias, que auxiliam no sentido de fazer o conteúdo que o consumidor quer ver chegar até ele na hora que ele quiser, pela plataforma que ele quiser (...)

Grupos de mídia buscam ofertas robustas para atender diferentes públicos em diferentes plataformas

O último painel deste primeiro dia de PAY-TV Fórum, evento organizado pelas publicações TELA VIVA e TELETIME, teve o conteúdo como tema principal. A ideia da mesa era debater quais os conteúdos e formatos que fazem mais sentido aos novos consumidores da TV linear e como os conteúdos mais tradicionais – como novelas, notícias e eventos esportivos – também estão mudando a cara do streaming.

Nova era de distribuição de conteúdo por assinatura precisa encontrar mais rentabilidade

"A nova cara da distribuição de conteúdo por assinatura" foi tema de painel nesta terça-feira, dia 22 de agosto, primeiro dia de PAY-TV Forum 2023, evento organizado pelas publicações TELA VIVA e TELETIME. O debate reuniu novos atores que estão ocupando espaço e desbravando territórios e players que saíram do modelo tradicional e buscaram novas formas de entregar serviços.

Em cenário altamente competitivo, plataformas de streaming investem em parcerias

A indústria de streaming de vídeo está em plena transformação – com novos players, hábitos de consumo, a consolidação da publicidade dentro das plataformas e o advento do FAST, entre outras novidades – e o ambiente tem se mostrado pulsante e desafiador. Para discutir temas como o posicionamento, as dificuldades, as tendências e os possíveis rumos desse meio inovador e cada vez mais convergente, executivos se reuniram nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, no SET Expo 2023.
Load More Articles